[ESPECIAL] DDO: Criação de personagens

Dungeons & Dragons Online: Eberron Unlimited vem chamando bastante a atenção dos jogadores, não só de MMOs, mas também de jogadores de RPG de mesa. Afinal, DDO foi criado para se aproximar omais possível do jogo original. Isso se reflete inclusive na criação dos personagens. Em DDO, criar um personagem é muito mais do que apenas escolher uma classe, e enquanto o jogo possui algumas profissões pré-definidas, criar seu personagem customizado é muito mais recompensador – e trabalhoso na mesma medida.

Vendo que muita gente, por desconhecer as regras do jogo de mesa, se enrola muito para criar personagens customizados, resolvi vestir a capa de Dungeon Master e guiá-los por esse processo.

Então, pegue sua ficha de personagem, lápis, dados e livros, e prepare-se para explorar Eberron de forma completa – e eficiente!

I – ESTILO
A escolha do estilo de personagem é a primeira coisa que você deve realizar. Cada um dos três estilos oferece classes diferentes, e essa escolha vem, diretamente, do tipo de personagem que você mais gosta.

>> Melee: personagens Melee são os típicos guerreiros. Vão na frente dogrupo, atacam com espadas e armas físicas, e possuem mais resistência.
>> Spell: Os usuários de magia. Podem usar magias destrutivas, ou magias de defesa e cura.
>> Specialist: são os ladrões e rangers, adeptos de habilidades furtivas e ataques pelas costas.

II- CLASSE E CAMINHO
A Classe é a profissão que seu personagem terá dentro do estilo escolhido. Cada classe é extremamente diferente da outra, e aqui começa uma avaliação mais detalhada, para que você não se arrependa depois.

Cada Classe em DDO possui três “Paths”, ou Caminhos. Esses Paths são como personagens prontos, com skills e habilidades já pré-definidas. São boas escolhas para quem não tem familiaridade com as regras de criação de personagem do RPG de mesa, mas podem também esconder armadilhas como skills indesejadas, ou habilidades que o jogador não venha a usar de forma eficiente.

a) Classes Melee:

Fighter: são os famosos usuários de espadas e armaduras pesadas. Adeptos de técnicas de combate diversas, possuem altos valores de força e HP.
>> Paths:
1- Vanguard Warrior: essa build valoriza poder de ataque acima de tudo.
2- Stalwart Soldier: Fighters mais defensivos, os típicos tankers.
3- Whirlwind Fighter: especializados em usar duas armas.

Barbarian: mais fortes e com menos defesa que Fighters, os Barbarians são uma força a ser temida. Possuem habilidades que lhes permitem absorver parte do dano sofrido, e entrar em fúria para atacar mais ferozmente.
>> Paths:
1- Savage of the Wild: build que valoriza poder de ataque.
2- Storm of Kargon: guerreiros agressivos que usam duas armas.
3- Bastion of the Outlands: resistentes a ataques que atordoariam ou mesmo matariam outros.

Paladin: o guerreiro sagrado que, apesar de não ser tão forte quanto Fighters, têm acesso a magias divinas de proteção e cura, assim como os Clérigos (apesar de não possuirem tantas skills).
>> Paths:
1- The Mighty Protector: especializados em efeitos de proteção.
2- The Flame of Justice: Paladins mais agressivos.
3- The Truthbringer: um meio termo entre ataque e defesa.

Monks: Os lutadores desarmados, que acumulam Ki e o libertam para usar poderosas skills. Monks precisam ser comprados via DDO Store ou Conta VIP.
>> Paths:
1- The Path of Shadow: monges mais combativos, focados em ataque.
2- Two-Headed Heron: igualmente ofensivo, mas usando Kamas ao invés de Ki.
3- The Path of Light: Monges que usam seu poder para curar e ajudar aliados.

b) Classes Spell:

Sorcerer: possuem a magia inerente a si. Apesar de terem acesso a menos feitiços que Wizards, Sorceres possuem muito mais SP.
>> Paths:
1- Arcane Cannon: capazes de danos fabulosos, mas apenas por curto período de tempo.
2- The Dynamic Hand: possuindo varios meios de matar e inutilizar oponentes.
3- The Voice of Power: especializados em feitiços de controle e manipulação.

Wizard: o oposto do Sorcerer. Possui menos SP que eles, mas têm acesso a todas as skills arcanas do jogo, usando a skill Inscribe Scroll para copiar pergaminhos para seu livro de magias.
>> Paths:
1- The Ingenious Sage: magos versáteis, com um grupo de magias úteis em qualquer situação.
2- Necromancer: especializado em desabilitar oponentes e controlar mortos-vivos e forças das trevas.
3- Elementalist: Wizard especializado em danos violentos e letais.

Cleric: feitiços divinos de cura e proteção são a especialidade desta classe. Possuem também algumas skills de dano, e podem afastar mortos vivos.
>> Paths:
1- The Font of Healing: especializados em feitiços que curam HP e removem efeitos negativos.
2- Scourge of the Undead: especializados em acabar com mortos-vivos e criaturas malignas, mas também em causar dano usando spells.
3- Warpriest of Siberys: um clérigo de combate, focado em força e feitiços que aumentam sua efetividade em combate.

Favored Soul: é uma “versão Sorcerer” do Cleric. Possui mais SP e menos spells que o Cleric, mas usa as skills de maneira mais efetiva. A Classe Favored Soul precisa ser desbloqueada pela obtenção de Favor Points em quests, sendo comprada na DDO Store,ou através de uma Conta VIP.
>> Paths:
1- Angel of Vengeance: hábeis em usar magias de dano.
2- Beacon of Hope: possuem um papel de suporte, capazes de curar e reviver membros do grupo.
3- Divine Avenger: apesar de usar armas mais que feitiços, estes personagens conseguem equilibrar poder de ataque, cura e suporte.

c) Classes Specialist:

Ranger: peritos tanto em combate à distância como com duas armas, Rangers são versáteis companheiros em combate.
>> Paths:
1- Deepwood Sniper: dependem do poder destrutivo de suas flechas e skills de longa distância.
2- Tempest: especializados no uso de duas armas.
3- Arcane Archer: podem criar suas próprias flechas especiais, e usar alguns feitiços para ampliar suas habilidades.

Rogue: classe conhecida por seus métodos furtivos. Andar pelas sombras sem ser notado e atacar pelas costas são características dos Rogue.
>> Paths:
1- The Dark Blade: são os rogue mais combativos, causando graves danos ao atacar pelas costas.
2- Master Mechanic: especializados em encontrar e desativar armadilhas, passagens e portas secretas
3- Thief Acrobat: um Rogue mais defensivo, focado em habilidades de esquiva.

Bard: uma classe parte ladina, parte mágica, Bards usam suas canções para elevar a moral dos companheiros ou distrair oponentes.
>> Paths:
1- Warchanter: usam de magias para ampliar suas habilidades de combate.
2- Spellsinger: usam magias que ampliam suas habilidades magicas e usam magias para causar dano.
3- Virtuoso of the Sword: especializados em usar espadas, e capazes de ampliar a duração de suas magias.

IV – RAÇAS
As raças habitando Eberron possuem diversas diferenças entre si. Isso não significa que alguma delas seja melhor que outra, mas essas diferenças podem vir a ajudar ou complicar a construção de personagem.

>> Humanos: a raça mais comum de Eberron. Sendo versáteis, eles ganham mais um Feat na criação de personagem, e ganahm mais pontos de Skill que outras raças.

>> Elfos: uma raça de cultura antiga e sábia. Começam com mais Dexterity e menos Constituition que outras raças. Resistem a magias de encantamento, e podem encontrar coisas secretas como portas, armadilhas e inimigos.

>> Halflings: uma raça de seres pequeninos e corajosos seres, que possuem mais Dexterity e menos Strength que as demais. Possuem um bonus em saves, e um bonus de ataque e defesa devido ao tamanho diminuto. Outros bonus são na skill Jump, em se mover silenciosamente e no uso de armas de arremesso.

>> Anões: os carrancudos e valorosos anões possuem altos valores de Constituition, o que os faz mais resistentes, mas eles pecam pela falta de Charisma. Resistem a venenos, algumas spells. Têm bonus aolutar contra certas criaturas.

>> Warforged: são criaturas magicamente animadas, golens construídos por habilidosos engenheiros. Não sãoexatamente seres vivos, mas estão longe de serem golens sem mente. Possuem altos valores de Constituition, mas falham em ter Wisdom e Charisma. Sãonaturalmente imunes a veneno, doenças, paralisia, e só podem ser curados por skills de reparo.
(A raça Warforged precisa ser comprada na DDO Store,ou habilitada com uma conta VIP)

>> Drows: primos sombrios dos Elfos, seguem seu próprio destino à parte das raças do mundo superior. Possuem mais Dexterity, Intelligence e Charisma, mas baixa Constituition.
(A raça Drow precisa ser desbloqueada pela aquisição de Favor Points no jogo, comprada na DDO Store ou possuindo uma conta VIP).

>> CRIANDO SEU PRÓPRIO PERSONAGEM <<

Até agora, lidamos com escolhas pré-definidas. Ao escolher um Path,você terá um personagem pronto na Classe desejada. Entretanto, como falei antes, escolher um Path pode trazer armadilhas. Por um lado, você tem um personagem pronto, sem se preocupar muito com estar comprando skills corretas. Por outro, essa construção pré-definida pode conter skills e detalhes que nãolhe agradem, ou que você não use, e mudar isso ingame depois pode deixar seu personagem falho.

Vamos agora passar,passo a passo, por cada etapa da criação customizada de personagens. Para iniciar, você clica,na listagem de Paths, no botão”Customize”. Após escolher sua raça, começa a distribuição de habilidades.

PASSO 1.: ATRIBUTOS
Cada personagem de D&D possui seis atributos.Eles definem inicialmente quem você é, e afetam muitos detalhes. Você possui 28 pontos para distribuir entre os atributos. Humanos começam com todos os atributos em 8; outras raças possuem valores diferentes, de acordo com as descrições acima.

Cada atributo, dependendo do valor atribuído, possuirá um “modificador”. Esse modificador será somado a diversos testes durante o jogo. Ter um modificador de +2 de Strength significa, por exemplo, que o dano que você causa com ataques físicos aumenta em 2 pontos. Esses modificadores aumentam a cada 2 pontos no atributo – portanto, procure deixar os valores sempre pares; valores ímpares não aumentarão os modificadores.

>> Strength (STR) é a força do seu personagem. Afeta o peso máximo que ele pode carregar, a chance de acertar golpes fisicos e o dano que você causa com eles.
>> Dexterity (DEX) representa o quão habilidoso seu personagem é. Altos valores de DEX melhoram sua chance de acertar com armas à distância, sua AC e seus saves de Reflex.
>> Constituition (CON) é a resistência física. Valores altos aqui aumentam seus HPs e facilitam saves de Fortitude.
>> Intelligence (INT) é a inteligência do personagem. Define os Spell Points de Wizards, o acesso a feitiços e o dano destas magias. Define também os pontos para gastar em Skills.
>> Wisdom (WIS) é a sabedoria. Clerigos, paladinos e rangers usam este atributo da mesma forma que Wizards usam INT, definindo acesso a magias e poder delas. Define também o poder mágico de Favored Souls. WIS também ajuda em saves de Will.
>> Charisma (CHA) é a personalidade do personagem. Altos valores de carisma são necessários para os Sorcerer, Bards e Favored Souls, e ajuda na habilidade clerical de afastar mortos vivos.

Saves:
Os saves serão testados automáticamente pelo jogo em diversas situações. Fortitude define sua resistência a doenças, magias que afetem atributos e coisas do gênero. Reflexes pode ser testado para evitar dano de armadilhas, e esquivas de golpes especiais. Will é testado para resistir a magias de controle mental.

PASSO 2: SKILLS
As skills são importantes para seu personagem. Muitas delas (com ícone hexagonal) agem passivamente, conferindo bônus. Outras (ícone quadrado) são ativas, e precisam ser usadas para que você receba seus efeitos. Valores altos de Intelligence conferem mais pontos de Skill, e Humanos ganham pontos bônus também.

Na tela de skills, você verá um valor chamado “Total Mod”. Esse é o bonus que você ganha nos testes para usar aquela skill, e é definido pelo rank da skill (que sobe conforme você investe pontos nela) e pelo modificador do atributo que corresponde à skill (ter um Mod de INT +2 significa ter +2 em Repair, por exemplo). Na tela de compra de skills, a lista fica arrumada de modo que skills mais úteis à sua classe fiquem no topo. Estas são as “skills de classe”. Skills de outras classes ficam marcadas com um (*), e são mais caras para comprar ranks. Algumas classes possuem skills exclusivas, como Wizards que possuem Inscribe Scroll – estas skills não aparecem na lista de compra. A lista abaixo segue a ordem de um Fighter.

>> Intimidate: usar Intimidate pode fazer com que monstros venham atacar você. Além disso, certas opções de resposta em quests farãochecks de sua Intimidate. Usar esta skill em Criaturas menores que você resulta em bônus no teste.
>> Jump: quanto maior o valor em Jump, mais alto seu personagem podera pular.
>> Repair: Permite restaurar persongens Warforged que estiverem abaixo de 0 HP de volta a 1 HP. Passivamente, faz com que Warforgeds recuperem mais HP em Rest Shrines. Não afeta outras raças.
>> Swim: quanto maior o valor de Swim, mais lentamente a barra de fôlego diminuirá em baixo d’água, e mais rapidamente seu personagem nadará.
>> Balance: permite recuperar-se mais rápidamente se for derrubado ao chão.
>> Bluff: permite blefar, adicionando opções em conversas com NPCs, e fazendo monstros suscetíveis a ataques pelas costas.

>> Diplomacy: age de forma contrária a Intimidate, afastando monstros, convencendo-os a achar outros alvos.
>> Haggle: valores altos em Haggle garantem preços mais baixos em NPCs.
>> Heal: revive personagens que estão abaixo de 0 HP para 1 HP. Age passivamente, aumentando o HP curado em Shrines. Cada uso ativo gasta 1 Healer’s Kit. Não afeta Warforgeds.
>> Hide: permite passar despercebido por monstros, sem que eles o notem.
>> Listen: permite ouvir inimigos que estejam invisíveis, localizando-os.
>> Move Silently: faz com que seu personagem se mova lentamente, atraindo menos atençãode mosntros.
>> Search: permite achar portas secretas, armadilhas e outros itens escondidos.
>> Spot: age passivamente, e sempre que você passa perto de alguma coisa escondida, o jogo avisa que algo existe ali – mas sem dizer exatamente onde, o que pode ser descoberto com Search.
>> Tumble: permite que o personagem role para longe de ataques. Maiores valores nesta skill fazem o personagem rolar mais eficientemente e para mais longe.
>> Use Magic Device: permite que você use itens, armaduras e armas mágicas que sua classe não permitiria normalmente.
>>Perform: exclusiva de bardos, esta skill melhora a efetividade das habilidades musicais.
>> Inscribe Scroll: exclusiva de Wizards, ela permite que o personagem inscreva umamagia de um pergaminho em seu livro de magias, destruindo o scroll, mas ganhando acesso permanente àquela magia. Gasta 1 Inscription Materials de nível igual àmagia do pergaminho.
>> Disable Device: exclusiva de Rogues, permite desarmar armadilhas. Use Search para encontrar a caixa de controle da armadilha, então tente desarmar. Dependendo do resultaod do teste, a armadilha pode ser desarmada, não ser desarmada e você poder tentar de novo, ou a caixa explodir, causando dano.
>> Open Lock: também exclusiva de Rogues, permite destrancar portas e baús trancados, gastando 1 Thieve’s Kit.

PASSO 3: FEATS
Feats são habilidades especiais, ativas e passivas. Elas complementam seu personagem de várias formas. Acrescentam HPs, aumentam atributos, permitem o uso de skills exclusivas, ou melhoram a efetividade de habilidades já existentes. A lista de Feats é realmente extensa, e possui muitas particularidades, como feats exclusivos de classes ou raças. Por isso, ao invés de uma lista gera, darei apenas dicas sobre a compra de feats. Aconselho a qualquer jogador gastar um tempo considerável lendo cada feat da lista, para não se arrepender depois.

1- Leia atentamente os efeitos de cada feat, seus requisitos, efeitos. A lista é realmente extensa, e possui habilidades passivas e ativas, bem como feats exclusivos de raças ou classes.
2- Humanos poderão comprar 3 feats, dois raciais e um de classe. Outras raças só podem comprar dois feats – um racial e um de classe.
3- Feats adicionais serão adquiridos em certos níveis. Vale à pena verificar na internet por uma lista completa, para que você planeje de antemão a compra posterior de feats.
4- Atenção no feat Toughness. Ele aumenta seus HPs, algo necessário para qualquer personagem.
5- Classes magicas devem buscar Feats que ampliem seus poderes, seja em dano, seja em quantidade de SP
6- Cada classe já começa com alguns feats iniciais. Dê uma olhada neles, e procure complementar a lista com poderes úteis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
DDO usa um sistema extremamente semelhante ao do D&D de mesa. Sempre que você faz um ataque físico, o jogo rola um dado de 20 lados (d20) e soma os bônus de ataque que você tem. Depois, compara com a AC (Armor Class) do alvo – se o total foi maior ou igual à AC, você acerta. O mesmo acontece com os inimigos, que precisam igualar ou superar a sua AC.

Saves são feitos de forma semelhante. Armadilhas, venenos, magias e outros obstáculos possuem uma DC (Difficulty Class), e o jogo faz o teste automáticamente sempre que necessário (por exemplo: se você foi atingido por uma magia que diminui atributos, o jogo fará um save de Fortitude. Se você for bem sucedido, não sofre os efeitos negativos).

Os danos no jogo não são fixos. Uma arma pode causar, por exemplo, 1d12+6 de dano. Isso significa que o dano vai variar entre 7 (1+6) e 18 (12+6). Strength alta, Feats e enhancements podem conferir mais bonus no dano. Tenha isso em mente quando escolher suas armas.

Não existe recuperação automárica de HP/SP. Isso só acontece em cidades e tavernas. Wizards devem economizar spells se possível. As dungeons possuem Rest Shrines, onde parte do HP e todo o SP é recuperado – valores altos nas skills Heal e Repair aumentam a quantidade de HP recuperado.

Quando você cai a 0 HP, você não morreu. O jogo vai checar, periodicamente, a Bleeding Stabilization. A cada falha,você ai mais um ponto de HP, efetivamente morrendo apenas quando estiver em -10 HP. Antes disso, um personagem pode usar a skill Heal/Repair para trazê-lo a 1 HP. Após atingir -10 HP, somente um Ressurrection Shrine poderá revivê-lo.

O ganho de XP em DDO é peculiar. Você só ganha XP ao terminar quests. Matança de mosntros não confere XP diretamente, mas oferece um bônus na XP final das quests. Varios outros bonus existem – quebrar muitas caixas e barris, matar bosses opcionais… Existem também penalidades: morrer muito, ter um nível muito maior que o recomendado para a quest…

O avanço se divide em Levels e Ranks. A cada Rank upado, você ganha Action Points, que podem ser gastos nos Trainers para comprar Enhancements – efeitos extras que personalizam ainda mais o personagem. A cada 5 Ranks, você pode subir um nivel. Para isso, busque um trainer de qualquer classe. Assim, você pode avançar apenas em uma classe, ou ganhar níveis em diversas classes diferentes, tornando-se um “Multiclasse” e recebendo bonificações – e penalidades – das duas classes. Não apresentamos aqui uma lista de Enhancements, pois ela, assim como a de Feats, émuito extensa.

As quests dão Favor, uma medida da sua reputação pelas Casas que controlam Stormreach. Acumulando Favor, você nãoganha apenas recompensas igame, mas habilita a Classe Favored Soul, a raça Drow, builds de 32 pontos e ganha Turbine Points para gastar na DDO Store. Cada quest tem vários níveis de dificuldade, sendo Solo o mais fácil e Elite o mais difícil e que dá mais Favor.

Existe na internet um excelente gerador de personagens. Você pode ir criando o personagem, nível a nível, para ter ideia exata de quais habilidades ficarão disponíveis e serão úteis. Você pode baixar esse Dungeons & Dragons Online Character Generator no link no final do guia.

Fontes: MMONation
DDO Compendium: http://compendium.ddo.com/wiki/Compendium_Home
DDO Wiki: http://ddowiki.com

7 Responses to [ESPECIAL] DDO: Criação de personagens

  1. Cara, apesar de não ser fã desses jogos, teu post ficou interessante.

  2. Xan disse:

    adoro mmorpgs, são os melhores continua com teu blog (y)

    olhe o meu:
    http://www.madrugando.net

  3. Fragozo disse:

    Otimo post amigão, te encontrei la pela comunidade! da uma passa no meu abraços .

    http://www.blogfragozo.com

  4. matheus4ibi disse:

    Na verdade, o texto nem é meu, eu apenas dei ctrl+c e ctrl+v, mas postei pq minha intenção de criar blog foi boa e gosto de trazer notícias do mundo dos MMOs

  5. Yashiko disse:

    Olá!
    Estou jogando DDO á uns 4 dias e queria saber o que eu tenho q fazer depois de cada quest para finaliza-las?
    Pq tipo,eu vo la no npc ele me diz o q tem q fazer dai eu faço a quest mais as quest num saem da lista de quest(L).

    Respondam-me plz!

    Obrigado.

    • matheus4ibi disse:

      Quando vc completa uma quest, ela não sai da lista de quest, se vc quiser tb vc pode repetir a quest em dificuldades diferentes.

  6. eddiert disse:

    algumas dicas sobre DDO

    http://ddoshare.blogspot.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: